Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1011
Título: A microbiota intestinal em diferentes fases do desenvolvimento humano, sua relação com o processo saúde-doença e estilo de vida
Autor(es): Faria, Átila Granados Afonso de
Soslavicius, Beatriz Catussatto
Cioruci, Bianca Lodigiani
Prado, Danielle Christine Jodar do
Magalhães, Letícia Pariz
Palavras-chave: Disbiose
Estilo de vida
Microbioma gastrointestinal
Prebióticos
Probióticos
Data do documento: 2020
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: SOSLAVICIUS, Beatriz Catussatto et al. A microbiota intestinal em diferentes fases do desenvolvimento humano, sua relação com o processo saúde-doença e estilo de vida. São Paulo, 2020. 90 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2020.
Resumo: Introdução: A microbiota e o conjunto de microrganismos, sendo bactérias, fungos, vírus, parasitas e arqueias, residentes do nosso corpo, diferenciados em comensais, mutualistas e patógenos, a partir de um comportamento simbiótico e mutualista com células eucarióticas humanas, que são essenciais para o funcionamento do nosso corpo, mantendo um diálogo com o sistema imunológico e possuindo funções homeostáticas que condicionam nossa saúde. A colonização ocorre por toda a vida, desde o nascimento ao envelhecimento, podendo sofrer alterações que causarão desequilíbrios, contribuindo para o surgimento de doenças. Objetivo: Avaliar os principais aspectos e influencias da microbiota intestinal em diferentes situações e fases do ciclo de desenvolvimento da vida humana. Metodologia: Pesquisa qualitativa de levantamento bibliográfico utilizando busca de artigos periódicos nacionais e Internacionais, publicados entre o período de 2010 a 2020, disponíveis nas bases Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), US National Library of Medicine (PUBMED) e Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), e utilizando como critérios de inclusão: artigos escritos em português, inglês ou espanhol com disponibilidade de texto completa e gratuita em suporte eletrônico, publicado entre 2010 e 2020, livros e capítulos de livros, e como critérios de exclusão: materiais com ano de publicação abaixo de 2010. Resultados: A microbiota intestinal desempenha papel importante tanto para a saúde, como para o aparecimento de doenças. Quando ocorre um desequilíbrio na colonização bacteriana (disbiose), pode gerar efeitos negativos na saúde e tem sido associado ao desenvolvimento de obesidade, estados de subnutrição, doença inflamatória intestinal, desordens neurológicas e câncer. A colonização ocorre durante toda a vida, desde o nascimento, onde muitos fatores podem influenciar (aleitamento materno, estilo de vida, idade, alimentação, pratica de exercícios físicos, cirurgia bariátrica, uso de medicamentos, entre outros). Em situações de obesidade, diabetes e HIV, a microbiota intestinal sofre mudanças em sua composição e, o quadro de disbiose pode ser fator de risco para hipertensão, assim como canceres de trato gastrointestinal, alterações neurológicas (ansiedade, depressão, Parkinson, Alzheimer) e doença de Chron. Para o tratamento de disbiose e indicado o uso de prebióticos, probióticos, simbióticos e psicobióticos. Conclusão: Nota-se a importância da Microbiota Intestinal no organismo humano, podendo ter impacto na saúde do hospedeiro, e com isso, faz-se necessária maior atenção e cuidado, evitando quadros de desequilíbrio (disbiose), o qual pode contribui para o aparecimento de doenças.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br/xmlui/handle/123456789/1011
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Beatriz Catussatto Soslavicius.pdf5.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.